Doses altas de vitamina D


Ao contrário do que ocorre com doses elevadas de corticóides e com o uso de imunossupressores utilizados como parte do tratamento tradicional, a administração de colecalciferol vitamina D aumenta a potência do sistema imunológico no combate a infeções.
 
A utilização de doses elevadas de colecalciferol vitamina D somente pode ser viabilizada através da prevenção da ocorrência do seu temido efeito colateral: a absorção de quantidades excessivas do cálcio presente nos alimentos. É como se essas doses elevadas “abrissem completamente a porta” para a passagem de cálcio do interior do intestino para a corrente sanguínea, obrigando o organismo a livrar-se do excesso de cálcio através da sua eliminação pela urina. O excesso de cálcio, concentrado durante a formação da urina, pode então depositar-se nos rins, podendo provocar a perda da função renal e pode tornar o indivíduo dependente de hemodiálise para poder sobreviver.

Para evitar a lesão renal, é fundamental que o paciente não ingira alimentos ricos em cálcio (essencialmente leite, os seus derivados e os chamados “leites vegetais”: de soja, arroz ou aveia, quando enriquecidos com cálcio), pois esses alimentos não podem estar presentes no intestino quando a “porta” para a passagem de cálcio para o sangue for completamente “aberta” pela vitamina D em doses elevadas. Se não houver excesso de cálcio no outro lado da porta (ou seja, no interior do intestino), apenas a quantidade normal de cálcio (presente nos demais alimentos) passará para a corrente sanguínea quando ela for aberta pelos níveis elevados de vitamina D, não sendo necessária a eliminação de excesso de cálcio pelo rim, evitando-se assim riscos para a função renal.



» Terapia Laser de Baixa Intensidade


Na nossa prática clínica em alguns casos usamos a radiação laser de baixa intensidade (Low level laser therapy – LLLT) associada à administração de doses elevadas de vitamina D, no sentido de maximizar o tratamento, abreviando os sintomas e acelerando a recuperação.

A sua eficácia terapêutica manifesta-se através das diversas vantagens que apresenta, devido a uma eficiência profilática e terapêutica bastante elevada. Por último, mas não menos importante, refira-se que a radiação laser é indolor, não invasiva e sem contra-indicações.

Algumas das vantagens da radiação laser:

• Analgésico
• Anti-inflamatório
• Reforço do sistema imunitário
• Regenerador



Referências técnicas e científicas:

Bowles, J.T The miraculous results of extremely high doses of sunshine hormone vitamine D3. Jeff T. Bowles Publishing LLC. Amazon.co.uk, Ltd., Marston gate. GB.
Bischoff-Ferrari, H.A., Giovanucci, E., Willett, W.C., Dietrich, T., Dawson-Hughes, B. Estimation of optimal serum concentrations of 25-hydroxyvitamin D for multiple health outcomes. Am J Clin Nutr 2006; 84 (1): 18-28
Shanmugalingam, T., Crawley, D., Bosco, C., Melvin, J., Rohrmann, S., Chowdhury, S., Holmberg, L., Van Hemelrijck, M. Obesity and cancer: the role of vitamin D. BMC cancer 2014; 14: 712
Suaini, N.H., Zhang, y., Vuillermin, P.J., Allen, K.J., Harrison, L.C. Immune modulation by vitamin D and its relevance to food allergy. Nutrients 2015; 7 (8): 6088-6108
Wang, T.T., Nestel, F.P., Bourdeau, V., et al. Cutting edge: 1,25-dihydroxyvitamin D3 is direct inducer of antimicrobial peptide gene expression. J Immunol 2004; 173 (5): 2909-2912